terça-feira, 15 de junho de 2010

I'm the one who really loves you...


Sabem o que eu realmente odeio nessa coisa de Copa do Mundo? São aquelas pessoas que passam quatro anos xingando o Brasil, falando como esse país é uma merda e talz. Aí, na Copa, vira todo mundo patriota.

Mas eu não ligo. Quer ser um falso patriota? Seja, ué. Quer ir na onda de todo mundo e fingir que ama seu país por um mês em quatro anos? Ótimo, esteja à vontade.

O que me irrita é que todo mundo sabe que vocês só estão indo na onda. E aí, qual é o problema? É que quem é patriota mesmo fica parecendo poser, também. E aí eu sou obrigada a ouvir que só estou indo na onda e coisa e tal. E eu nem posso culpar quem acha isso porque, porra, como é que você vai diferenciar patriota de verdade dos falsos? Separar o trigo do joio não é assim tão fácil.

E quer saber? Eu me empolgo com a Copa porque é a chance que o Brasil tem de ter os holofotes nele.

Mas isso depois de passar quatro anos defendendo Machado de Assis, me gabando da Língua Portuguesa, das nossas praias. Depois de quatro anos em que vira e mexe eu passava duas horas discorrendo sobre o papel do Brasil no BRIC e a importância que esses quatro países tem. Quatro anos depois de jogar na cara de todas essas pessoas que agora amam o Brasil mas que no resto do tempo o odeiam que o Brasil pode se tornar uma grande economia e que somos um dos países em desenvolvimento mais importantes. Depois de quatro anos defendendo o Brasil dessas pessoas que agora se pintam de verde e amarelo e ficam gritando na minha janela. Quatro anos depois de achar que, apesar de tudo, nós temos uma História maravilhosa.

E aí, vem vocês, pessoas que só querem ter a chance de saber que estão falando de vocês lá fora, e me fazem parecer como vocês. E querem saber? Não é só porque vocês estão torcendo para o Brasil tanto quanto eu que eu adoro vocês. Eu continuo não suportando nenhum de sua laia, porque sei que no fundo vocês ainda acham que é melhor ler Stephenie Meyer do que Machado de Assis; sei que no fundo vocês ainda acham que as músicas antigas do Backstreet Boys superavam Legião Urbana; sei que no fundo vocês adoram Simple Plan mas adoram chamar o Fresno de "emo" mesmo com os estilos parecidos; sei que no fundo vocês queriam ir para os Estados Unidos e só estão aqui por falta de dinheiro; sei que no fundo vocês nunca entenderam as músicas brasileiras da década de 80; sei que no fundo vocês acham MPB uma merda, mas amam aquele Justin Bieber.

E sabem a maior diferença entre gente como vocês e gente como eu? Vocês gostam do Brasil por causa de futebol - eu gosto de futebol por causa do Brasil.

1 comentários:

Schneewittchen disse...

Falou e disse, minha gata. Eu posso não me dizer patriota, posso detestar um bando de coisa do Brasil, mas porra, é a minha terra. Eu nasci aqui, eu cresci aqui e tomei vergonha na cara, fugir para quê? Ir para os Estados Unidos, conviver com gente que se acha só porque é potência mundial? Hahaha, olhem só, americanos com gordura saindo pelos poros, vocês são tão fodas que causaram a maior crise mundial duas vezes...!
Droga, essas Fernandas trazem o lado mais brasileiro que há em mim. Mas eu não me importo, gosto do Brasil, tenho orgulho de me chamar brasileira e...Quer saber? Estou contigo, aqui é minha terra, não saio daqui por nada. [Só para viagens. 8D]
Valeu, Luciano, tu é foda.

Postar um comentário