sexta-feira, 12 de março de 2010

Por falar em ódio...

Dizer que ama alguém é extremamente complicado. Nós ficamos com vergonha, gaguejamos, não sabemos o que falar. E no fim - quase sempre - acabamos não dizendo nada, ou dizendo algo que não faça sentido algum.

Mas isso não tem a ver com amor. Fala-se demais no amor - está se tornando um tema cansativo. É sobre ódio que quero falar.

É fácil demais dizer que se odeia alguém - nós falamos isso com mais naturalidade do que deveríamos. É como se a frase "Eu te odeio" estivesse na ponta de nossos lábios, apenas esperando uma oportunidade de saltar e ser jogada na cara de alguém que, por azar, tenha pisado em nosso calo. E é uma frase que não perdoa ninguém - dizemos isso para pais, irmãos, amigos, colegas, qualquer um. E o pior é que só dizemos isso para aquelas pessoas que conhecemos bem, que temos intimidade - quem nunca falou que odiava o irmão mais novo (ou mais velho)?

Mas, claro, só dizemos isso para essas pessoas porque elas nos amam - e, ao contrário do que dizemos, nós também as amamos. E sabemos que elas vão nos perdoar, porque perdoar é ainda mais fácil.

(E isso é assunto pra outra hora)

1 comentários:

Schneewittchen disse...

Céus. Você quase me fez sentar e chorar, Liet. Porque não faz muito tempo que eu fiz uma coisa tão terrível quando dizer que odeio alguém que na verdade me é muito importante, eu pensei em nunca mais olhar na cara dela, mesmo sabendo que não conseguiria. E isso que você disse foi um tapa na cara, porque é completamente verdade. Porque será que gostamos tanto de dizer que odiamos justamente quem mais amamos? E me sinto um lixo por já ter feito isso. Que tipo de ser humano eu sou? Céus, eu não tenho palavras. Só posso agradecer humildemente por me jogar uma luz. Eu poderia ter cometido um grande erro.
Obrigada, Liet. Mesmo.
E beijos, beijos, beijos.
Polska te ama muito mais agora.

Postar um comentário