domingo, 11 de abril de 2010

Disney (OST) - O Corcunda de Notre Dame

Ok, vamos para a segunda parte dessa dor de cabeça que arranjei para mim mesma.



A bola da vez é "O Corcunda de Notre Dame". O filme foi baseado em um livro chamado "Notre Dame de Paris" - que, só para variar, tem uma história bem mais macabra.


Porém, não xinguemos a Disney ainda, porque ela soube manter o essencial da história - o sofrimento do Quasimodo. Claro, ele é o meu preferido. Não tem como não se apaixonar por ele. Digo, ele é muito gentil e bonzinho e coisa e tal. Ele sofre o tempo todo. E o melhor é que em momento algum ele sente ódio das outras pessoas por isso. Claro, ele tem seus momentos de revolta, mas a capacidade que ele tem de perdoar é incrível - assim como a capacidade de aceitar qualquer coisa que lhe aconteça.


Então, eu não vou focar no filme. A história é linda, claro - muito heartbreaking. Mas o personagem Quasimodo é a verdadeira pérola do filme. Ele é admirável - e se o mundo todo fosse como ele, estaríamos em um lugar infinitamente melhor. Além de ele ser um verdadeiro tapa na cara de todos aqueles que reclamam de tudo o que lhes acontece e acham que sofrem demais e que ficam se revoltando o tempo todo - porque ele sofre de verdade, e em nenhum momento fica naquele nhénhénhé de que-droga-de-vida-que-eu-levo-vou-virar-emo. Não. Ele é admirável. Ele é incrível.


Sem contar que eu achei lindo que no final - mesmo sendo perdidamente apaixonado por ela - o Quasimodo tenha feito o possível para que a Esmeralda ficasse com aquele loiro que eu sempre esqueço o nome (/fail). Ou seja, ele é altruísta e ele não tem o final que a gente espera que tenha - e, ainda assim, é um final lindo. Mostra ele sendo aceito pelo mundo como realmente é, e não sendo considerado um "monstro sem coração" - que era a maneira que ele era visto antes. Ou seja, ele tem seu final feliz e isso não inclui encontrar sua alma gêmea (apesar de que eu gostei da sequência, com aquela menina de circo que se apaixona por ele -s).





E, para variar, a trilha sonora. É, na verdade, o motivo para 'O Corcunda de Notre Dame' ficar em quarto lugar na minha lista de desenhos da Disney. Mesmo assim, é uma trilha que até que vale a pena - Someday, de alguém que eu não conheço (/orly).

Someday when we are wiser
When the world's older, when we have learned
I pray someday we may yet live, to live and let live

Someday life will be fairer
Need will be rarer and greed will not pay
God speed this bright millennium on it's way
Let it come someday

Someday, our fight will be won then
We'll stand in the sun then, that bright afternoon
'Til then on days when the sun is gone
We'll hang on and we'll wish upon the moon

There are some days dark and bitter
Seems we haven't got a prayer
But a prayer for someday better
Is the one thing we all share

Someday when we are wiser
When the world's older, when we have learned
I pray someday we may yet live, to live and let live

Someday life will be fairer
Need will be rarer, greed will not pay
God speed this bright millennium
Let it come, wish upon the moon
One day someday soon

0 comentários:

Postar um comentário