terça-feira, 6 de abril de 2010

The hidden truth



Então, quem me conhece sabe que eu amo a comunidade Latin Hetalia - ainda que eu seja completamente off lá. E, curiosamente, meu personagem preferido NÃO é o Luciano (ou seja, o Brasil) e sim o Daniel (Paraguai). Então, um belo dia decidi provar meu amor por essa coisinha estuprável meiga, fazendo uma fanfic sobre a Guerra do Paraguai. E, como era de se esperar, eu decidi antes fazer uma pesquisa sobre isso.

Primeiro, fui na Wikipédia. E isso era o que estava logo no começo do tópico:


"O conflito iniciou-se com a invasão da província brasileira de Mato Grosso
pelo exército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López. O
ataque paraguaio ocorreu após uma intervenção armada do Brasil no Uruguai, em
1863, que pôs fim à guerra civil uruguaia ao depor o presidente Atanasio
Aguirre, do Partido Blanco, e empossar seu rival colorado, Venancio Flores.
Solano López temia que o Império brasileiro e a República Argentina viessem a
desmantelar os países menores do Cone Sul."


Depois, fui para o Google...


"A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864 a partir da ambição do
ditador Francisco Solano Lopes, que tinha como objetivo aumentar o território
paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia
do Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos
às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital
paraguaia."


E também...


"A principal causa da guerra está relacionada às tentativas do governo do
ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma política
expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se
de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de
Montevidéu
."


Bom, ok. Não foi bem isso que eu aprendi no meu cursinho. O que eu aprendi é que o Brasil e a Tríplice Aliança não tiveram assim motivos tão nobres para atacar o Paraguai - o pobre paisinho estava apenas tendo uma revolução comunista e não quiseram deixar com medo de que aquilo chegasse até seus países. Claro, não foi bem isso mas também não foi o Paraguai o total responsável pela guerra e merecedor de sua esmagante derrota.

Enfim, o fato é que eu já tinha uma idéia do que havia acontecido mais ou menos nessa guerra, mas não lembrava os detalhes e não estava a fim de olhar nas minhas anotações do ano passado. E essa pesquisa na Internet não ajudou em nada. Ou seja, vou ter que deixar minha fanfic para o fim de semana, que é quando eu tenho tempo de olhar minhas anotações de História (que eu não jogarei fora por nada nesse vasto mundo, juntamente com as de Geografia e Literatura).

E sabe qual foi a única coisa que eu aprendi com essa pesquisa? Que a História brasileira é dolorosamente distorcida. E é por isso que todo dia meu pai tem que passar em uma estrada chamada "Castelo Branco" - como se um ditador merecesse ser homenageado.

Sinceramente, e há quem se pergunte porque o Brasil está do jeito que está.

(Nota: sim, eu sou nacionalista. Vocês não fazem idéia do quanto.)




(Dani S2)

0 comentários:

Postar um comentário